(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

O piso intertravado tem se destacado cada vez mais como uma solução versátil e sustentável para revestir áreas externas e vias urbanas. 

Devido à sua notável capacidade de suportar cargas, excelente drenagem, facilidade de instalação e apelo estético, esse tipo de pavimento tem sido amplamente utilizado em diversas aplicações. 

Neste artigo, veremos sobre a função fundamental do piso intertravado, sua importância no contexto urbanístico e os benefícios que oferece em termos de sustentabilidade e durabilidade. Tenha uma ótima leitura!

Saiba qual é a função do piso intertravado

A finalidade do piso intertravado é oferecer uma superfície resistente, segura e de alta durabilidade para áreas externas, vias urbanas, calçadas e espaços públicos. 

Esse tipo de pavimento é composto por peças pré-fabricadas, geralmente em concreto ou outro material resistente, que possuem um sistema de encaixe entre si, garantindo a estabilidade estrutural do conjunto.

As principais vantagens do uso do piso intertravado incluem:

Suporte de Cargas

O piso intertravado é projetado para suportar tráfego pesado, como veículos de passeio, caminhões e ônibus, tornando-o adequado para aplicações em ruas, estacionamentos e áreas de carga e descarga.

Drenagem

Uma das características mais importantes do piso intertravado é sua capacidade de proporcionar uma drenagem eficiente. 

Os espaços vazios entre as peças permitem que a água da chuva penetre no solo, evitando acúmulos de água e ajudando a reduzir problemas de erosão e alagamentos.

Segurança

A textura e a superfície antiderrapante do piso intertravado tornam-no uma opção segura para áreas com tráfego de pedestres, minimizando o risco de escorregões e quedas.

Manutenção

Caso alguma peça seja danificada, o piso intertravado pode ser facilmente reparado, pois não exige grandes intervenções. Basta substituir a peça defeituosa sem comprometer o restante do pavimento.

Estética

Com uma variedade de formas, cores e padrões disponíveis, o piso intertravado oferece opções estéticas para a criação de designs personalizados e atrativos, valorizando o ambiente urbano e paisagístico.

Sustentabilidade

O uso do piso intertravado contribui para a sustentabilidade urbana, uma vez que favorece a infiltração de água no solo, auxilia no controle de enchentes e alivia a carga sobre o sistema de drenagem pluvial.

Flexibilidade

A facilidade de instalação e a possibilidade de desmontar e remontar as peças conferem ao piso intertravado uma flexibilidade que se adapta a diferentes necessidades e projetos.

Por essas razões, o piso intertravado tem se tornado uma escolha cada vez mais popular e vantajosa em projetos de infraestrutura urbana e construção civil, destacando-se como uma solução versátil e ecologicamente responsável para o revestimento de espaços públicos e privados.

Quais são as principais aplicações do piso intertravado?

O piso intertravado possui uma ampla variedade de aplicações em diferentes contextos, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Veja algumas das principais aplicações:

Vias Urbanas

O piso intertravado é amplamente utilizado em ruas, avenidas e estradas urbanas de baixo e médio tráfego. 

Sua capacidade de suportar cargas pesadas e proporcionar uma drenagem eficiente o torna ideal para vias públicas.

Calçadas e Ciclovias

Nas áreas urbanas, é comum ver o piso intertravado sendo empregado em calçadas, ciclovias e áreas de pedestres. 

A segurança, a durabilidade e a facilidade de manutenção são características que o tornam apropriado para esse tipo de aplicação.

Estacionamentos

Em estacionamentos de condomínios, shoppings, supermercados e outros estabelecimentos comerciais, o piso intertravado oferece uma superfície resistente para o tráfego de veículos, ao mesmo tempo em que permite a drenagem adequada das águas pluviais.

Praças e Áreas de Lazer

Em espaços públicos, como praças e áreas de lazer, o piso intertravado é frequentemente utilizado para criar desenhos personalizados e esteticamente agradáveis. 

Além disso, ele proporciona um ambiente seguro e agradável para os pedestres.

Pátios Residenciais

Em residências particulares, o piso intertravado pode ser usado para pavimentar pátios e áreas externas

Sua facilidade de instalação e a variedade de modelos disponíveis permitem criar ambientes atraentes e funcionais.

Áreas Industriais e Logísticas

Em áreas industriais e logísticas, o piso intertravado é aplicado para suportar o tráfego de veículos pesados e oferecer resistência às operações cotidianas desses locais.

Aeroportos e Terminais rodoviários

Em aeroportos e terminais rodoviários, o piso intertravado pode ser utilizado para pavimentar áreas externas, como estacionamentos e áreas de acesso aos terminais, proporcionando resistência e segurança para o movimento de veículos e passageiros.

Áreas Erosivas e Contenção de Encostas

Em regiões com erosão do solo ou encostas instáveis, o piso intertravado pode ser usado em sistemas de contenção, ajudando a estabilizar o terreno.

A versatilidade do piso intertravado, combinada com sua capacidade de promover a sustentabilidade, torna-o uma escolha popular em uma variedade de aplicações, desde projetos residenciais até grandes empreendimentos urbanos e industriais. 

Sua adaptabilidade e benefícios ambientais têm contribuído para o seu crescimento contínuo como uma solução de pavimentação eficiente e durável.

Conte sempre com as soluções de piso intertravado de alta qualidade da Blocos e Lajes Itaim.

Gostou deste artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades. Até a próxima!