(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

A escolha de cercas eficazes e duráveis desempenha um papel fundamental na segurança e estética de propriedades e terrenos. Nesse contexto, o mourão de concreto surge como uma solução versátil e durável que atende a diversas necessidades de cercamento. 

Este artigo explora as vantagens e aplicações desse material robusto, destacando suas características que o tornam uma opção altamente recomendada para quem busca cercas confiáveis e de longa vida útil. Acompanhe!

O que é o mourão de concreto?

O mourão de concreto é um poste ou pilar feito de concreto armado ou pré-moldado, utilizado em cercas como um componente fundamental para suporte e delimitação de áreas. 

Suas aplicações em cercas são variadas e abrangem diversas necessidades, incluindo:

Cercas de Segurança

Mourões de concreto são frequentemente utilizados em cercas de segurança, como as que delimitam propriedades residenciais, comerciais e industriais. 

Sua durabilidade e resistência os tornam ideais para proteger áreas sensíveis.

Cercas Agrícolas

Em fazendas e propriedades rurais, são amplamente empregados para criar cercas que mantêm o gado e outros animais dentro de áreas específicas, garantindo a integridade da propriedade.

Cercas Ornamentais

Para fins estéticos, os mourões de concreto podem ser usados em cercas ornamentais, especialmente quando combinados com outros materiais, como madeira ou ferro forjado, para criar um visual sofisticado e durável.

Cercas de Jardim

Para delimitar jardins e áreas de paisagismo, oferecem uma solução durável que suporta a instalação de cercas de proteção contra pragas e delimitação de áreas de plantio.

Cercas de Segurança Rodoviária

Nas estradas e rodovias, são frequentemente utilizados para criar barreiras de segurança, proporcionando proteção aos motoristas e impedindo o acesso a áreas perigosas.

Cercas em Ambientes Úmidos

Em áreas sujeitas a condições climáticas adversas ou úmidas, como regiões costeiras, os mourões de concreto são preferidos devido à sua resistência à corrosão.

O mourão de concreto se destaca por sua durabilidade, resistência a intempéries e baixa manutenção, tornando-o uma escolha versátil e econômica para uma variedade de aplicações de cercas. 

Além disso, a sua capacidade de suportar diferentes tipos de cercas e estilos o torna uma opção popular para atender às necessidades específicas de cada projeto.

Principais vantagens do mourão de concreto

O uso de mourões de concreto apresenta diversas vantagens que o tornam uma escolha popular para cercas em comparação com outros materiais. Algumas das principais vantagens são:

Durabilidade

Os mourões de concreto são extremamente duráveis e têm uma vida útil significativamente mais longa em comparação com outros materiais, como madeira. 

Eles resistem bem à exposição prolongada ao sol, chuva, vento e umidade, sem apodrecer, deteriorar ou enferrujar.

Resistência

O concreto é um material resistente e capaz de suportar impactos, choques e pressões. 

Isso o torna uma excelente escolha para cercas de segurança, pois é difícil de danificar e oferece proteção eficaz.

Baixa Manutenção

Eles exigem pouca ou nenhuma manutenção ao longo de sua vida útil. 

Ao contrário da madeira, que requer pintura, verniz ou tratamentos regulares, os mourões de concreto são praticamente livres de manutenção.

Resistência a Pragas e Fungos

Contrariando a madeira, que é suscetível a pragas, insetos e fungos, os mourões de concreto são imunes a esses problemas, o que significa que não precisam ser tratados com produtos químicos prejudiciais.

Versatilidade

Os mourões de concreto são versáteis e podem ser usados em uma variedade de aplicações, desde cercas de segurança robustas até cercas ornamentais para paisagismo.

Estabilidade Estrutural

O concreto oferece estabilidade estrutural, o que é fundamental para manter a integridade da cerca ao longo do tempo, mesmo em solos instáveis ou sujeitos a variações climáticas.

Resistência ao Fogo

O concreto é um material incombustível, tornando-o uma escolha segura para cercas em áreas suscetíveis a incêndios.

Sustentabilidade

O concreto é fabricado a partir de recursos naturais abundantes, como areia, pedra e água, e é reciclável. 

Além disso, sua longa vida útil reduz a necessidade de substituição frequente, tornando-o uma escolha ambientalmente amigável.

Personalização

Mourões de concreto podem ser facilmente personalizados com texturas, cores e designs para atender às preferências estéticas do proprietário.

O uso de mourão de concreto oferece uma série de benefícios, tornando-o uma opção atraente para cercas em uma ampla gama de aplicações.

Tipos de mourões de concreto

O mourão de concreto é um componente fundamental na construção de cercas e vários outros tipos de estruturas. 

Existem diferentes tipos de mourões de concreto disponíveis, cada um com suas características e aplicações específicas:

Mourões de Concreto Simples

Os mourões de concreto simples são peças de concreto moldadas in loco, ou seja, são construídos diretamente no local onde serão utilizados.

São versáteis e podem ser feitos sob medida para atender a necessidades específicas de altura e largura.

Podem ser utilizados em diversos tipos de cercas, desde cercas de segurança robustas até cercas de jardim.

Mourões de Concreto Armado

Mourões de concreto armado são reforçados com barras de aço, tornando-os ainda mais resistentes e duráveis.

São frequentemente utilizados em aplicações que requerem maior resistência, como cercas de segurança, barreiras de estradas e cercas em locais com solo instável.

Mourões de Concreto Pré-Moldados

Mourões de concreto pré-moldados são fabricados em fábricas e, posteriormente, transportados e instalados no local desejado.

São uma opção conveniente, pois estão prontos para uso imediato e podem acelerar o processo de construção.

Vêm em uma variedade de tamanhos e estilos para atender a diferentes necessidades estéticas e funcionais.

Cada tipo de mourão de concreto oferece vantagens específicas, dependendo das demandas do projeto. 

Os mourões de concreto armado, por exemplo, são ideais para aplicações de alta resistência, enquanto os pré-moldados são convenientes em termos de instalação. 

A escolha do tipo de mourão de concreto dependerá das necessidades de resistência, durabilidade e estética do projeto de cerca em questão.

Instalação do mourão de concreto

A instalação do mourão de concreto segue um processo que inclui escavação, concretagem e acabamento, como veremos a seguir:

Escavação

O primeiro passo na instalação de mourões de concreto é escavar os buracos onde os mourões serão posicionados. 

A profundidade e diâmetro da escavação dependem do tamanho e peso dos mourões, bem como das condições do solo.

Geralmente, os buracos têm um diâmetro um pouco maior do que a base do mourão e uma profundidade suficiente para garantir a estabilidade. Isso pode variar dependendo do tipo de solo e do uso pretendido da cerca.

A escavação deve ser nivelada para garantir que os mourões fiquem na vertical quando instalados.

Concretagem

Após a escavação, o próximo passo é a concretagem. O concreto é preparado com a mistura de cimento, areia, pedra e água em uma proporção adequada. Em alguns casos, é adicionado aço para reforçar o concreto, tornando-o mais resistente.

O concreto é despejado nos buracos de escavação ao redor dos mourões. É importante garantir que o mourão esteja posicionado corretamente no centro do buraco e que esteja nivelado na vertical.

A medida que o concreto é despejado, ele preenche o espaço ao redor do mourão, proporcionando a base sólida necessária para a estabilidade da cerca.

Acabamento

Após a concretagem, o concreto ao redor do mourão é nivelado e alisado para garantir um acabamento limpo e esteticamente agradável.

Ferramentas como réguas e desempenadeiras podem ser usadas para moldar o concreto, eliminando quaisquer irregularidades e suavizando a superfície.

Se necessário, a parte superior do concreto pode ser inclinada ou curvada para permitir o escoamento da água e evitar o acúmulo de umidade, o que pode causar danos ao concreto a longo prazo.

Após a conclusão desses passos, é importante permitir que o concreto cure adequadamente, o que pode levar alguns dias, dependendo das condições climáticas. 

Uma vez que o concreto tenha atingido sua resistência total, os mourões de concreto estarão firmemente instalados e prontos para a fixação das cercas. 

É importante seguir as práticas recomendadas de segurança ao trabalhar com concreto e equipamentos de escavação.

Cuidados com o mourão de concreto

O mourão de concreto é conhecido por sua durabilidade e resistência, o que os torna uma opção de baixa manutenção em comparação com outros materiais, como a madeira. 

No entanto, ainda é importante realizar alguns cuidados para preservar a aparência e a integridade dos mourões de concreto ao longo do tempo. Aqui estão os principais cuidados necessários:

Pintura 

O mourão de concreto não precisa ser pintado para preservar sua durabilidade, mas algumas pessoas optam por fazê-lo por motivos estéticos.

Se desejar pintar seus mourões de concreto, certifique-se de escolher uma tinta adequada para concreto. Prepare a superfície corretamente, limpando-a e aplicando uma camada de primer antes de pintar.

Lembre-se de que, ao contrário da madeira, o concreto não requer pintura para proteção contra intempéries.

Manutenção Preventiva

Verifique regularmente a base do mourão de concreto para garantir que não haja sinais de erosão ou danos causados por umidade. 

Se houver rachaduras ou danos visíveis, eles devem ser reparados o mais rápido possível para evitar problemas mais sérios no futuro.

Inspecione a fixação da cerca no mourão, como parafusos, grampos ou suportes. Certifique-se de que estão seguros e em bom estado. Substitua qualquer componente desgastado ou danificado.

Proteção contra Impactos

Evite bater ou golpear os mourões de concreto, pois isso pode causar rachaduras ou danos à superfície.

Se necessário, use dispositivos de proteção, como protetores de impacto, para evitar danos acidentais.

Em geral, a manutenção do mourão de concreto é mínima em comparação com outros materiais de cerca. Sua durabilidade naturalmente os torna uma escolha de baixa manutenção. 

No entanto, a realização de cuidados regulares ajudará a prolongar ainda mais a vida útil e a aparência do mourão de concreto, garantindo que sua cerca permaneça atraente e eficaz por muitos anos.

Gostou deste artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades. Até a próxima!