A dúvida sobre a escolha de laje com EPS e cerâmica é muito comum no momento de definir a melhor solução para uma obra.
Vale lembrar que ambos os produtos são eficientes e garantem segurança e qualidade para a construção. Entretanto, é importante avaliar as características de cada uma para realizar a melhor escolha.
Nesse artigo falaremos um pouco sobre as diferenças entre laje com EPS e cerâmica para te ajudar na seleção do tipo mais adequado para sua obra.
As diferenças entre a laje com EPS e cerâmica
Assim como qualquer outro projeto, a execução de uma obra mantém o objetivo de promover durabilidade, qualidade e economia.
Atualmente o mercado dispõe de diversas soluções para lajes. As principais são a laje com EPS e cerâmica, que é mais tradicional.
Apesar da eficiência, ambas soluções possuem diferenças que influenciam diretamente na escolha do produto e nas necessidades da obra.
A primeira diferença ocorre com a instalação. Para a sua instalação primeiro é feito o escoramento, depois são colocadas as vigas e as placas de EPS intercaladas e então as ferragens (telas e ferragem negativa).
Em seguida, a laje com EPS é concretada de maneira uniforme e, após a cura do concreto, o escoramento é retirado. É muito importante respeitar o tempo mínimo indicado para a retirada do escoramento, que pode variar entre 21 e 28 dias.
Já a laje com cerâmica conta com lajotas que mantém a distância adequada entre as vigas antes da aplicação do concreto.
Esse tipo favorece mais a instalação de eletrodutos e tubulação de água, além de possuir um custo menor do que a laje com EPS.
Em contrapartida, o EPS garante mais segurança na instalação, diminuindo a carga da estrutura, que é a principal vantagem em relação a laje com cerâmica. Também é um produto sustentável, podendo ser totalmente reciclado.
Laje com EPS x Cerâmica: cuidados
A laje com cerâmica requer um manejo cuidadoso, já que pode sofrer quebras durante o transporte, na montagem e na hora de aplicar o concreto. O manuseio sem cuidado pode onerar a obra.
Aqui reforçamos a importância das lajes serem transportadas com os devidos cuidados para que não sofram avarias.
Laje com EPS x Cerâmica: valores
Em relação ao preço, as lajes de cerâmica são mais em conta do que as lajes com EPS. Caso a escolha for por esse tipo, é preciso garantir a compra de um produto de alta qualidade para manter a segurança da obra.
Além disso, a laje com cerâmica por ser uma opção mais frágil, oferece um desperdício maior, o que pode encarecer a obra.
Sempre tenha a certeza de contar com fornecedores que garantam lajes fabricadas de acordo com as exigências das normas.
Laje com EPS x Cerâmica: segurança
Em relação à segurança e eficiência, ambos os tipos garantem uma estrutura durável e resistente.
Outros benefícios
Outra vantagem da laje com EPS é possuir ótimo isolamento térmico, pois é capaz de se adaptar às variações de temperatura.
Quanto ao acabamento, a laje com cerâmica pode apresentar maior facilidade para a aplicação de gesso ou outros produtos. A laje com EPS requer uma cola especial para realizar o acabamento do teto.
Tanto para a laje com EPS como de cerâmica, é importante avaliar as diferenças e vantagens para escolher a opção que melhor atenderá as particularidades de cada obra. Entretanto, os dois tipos vão garantir segurança e eficiência.
Venha conhecer as soluções de lajes para garantir soluções de qualidade para sua obra com a Blocos e Lajes Itaim.
Esse artigo foi útil para você? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!