(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

A laje treliçada com isopor surge como uma inovação notável na busca por soluções sustentáveis. 

Esta tecnologia combina a eficiência estrutural com a preocupação ambiental, proporcionando uma alternativa viável e sustentável para a construção de pisos e lajes em edificações residenciais e comerciais. 

Este artigo aborda a os benefícios e características da laje treliçada com isopor, destacando seu papel na construção sustentável e fornecendo informações essenciais para aqueles que buscam soluções responsáveis na construção civil. Tenha uma ótima leitura!

O que é a laje treliçada com isopor?

A laje treliçada com isopor é um sistema de construção utilizado para a criação de pisos e lajes em edifícios. 

Ela é composta por uma estrutura de treliças metálicas ou de concreto interligadas, que são preenchidas com painéis de isopor (também conhecido como poliestireno expandido ou EPS) como material de enchimento. 

O isopor é usado devido às suas propriedades de isolamento térmico e leveza.

Essa tecnologia combina a resistência estrutural das treliças com as características isolantes do isopor, resultando em lajes que são eficientes em termos de carga, redução de peso e isolamento térmico. 

Além disso, essa laje é considerada sustentável devido à redução do consumo de concreto e a utilização de um material que contribui para a eficiência energética dos edifícios.

A laje treliçada com isopor é uma solução inovadora que oferece benefícios estruturais e sustentáveis, sendo amplamente utilizada na construção de edifícios residenciais e comerciais.

Principais características da laje treliçada com isopor

A laje treliçada com isopor apresenta diversas características notáveis relacionadas à sua estrutura, aos materiais utilizados e às vantagens de execução e construção. 

Confira suas principais características:

Treliças Metálicas ou de Concreto

A estrutura da laje treliçada é composta por treliças metálicas ou de concreto que oferecem suporte à laje. Essas treliças garantem a resistência estrutural da laje.

Painéis de Isopor

Os espaços entre as treliças são preenchidos com painéis de isopor (poliestireno expandido), que são leves e contribuem para a eficiência térmica da estrutura.

 

Vãos Livres

A laje treliçada permite a criação de vãos livres significativos, reduzindo a necessidade de pilares no interior dos espaços construídos. 

Isso resulta em uma maior flexibilidade no layout dos edifícios.

Isolamento Térmico 

O isopor possui propriedades isolantes, ajudando a manter a temperatura interna do edifício. Isso contribui para a eficiência energética, reduzindo a necessidade de aquecimento ou resfriamento.

Leveza

Os painéis de isopor são leves, tornando a estrutura mais fácil de manusear e reduzindo a carga nas fundações e estruturas de suporte.

Redução de Concreto

A laje treliçada com isopor requer menos concreto em comparação com lajes convencionais, o que pode reduzir os custos e o impacto ambiental.

Agora veja as principais vantagens da laje treliçada com isopor na execução e construção:

Rapidez na Instalação

A montagem da laje treliçada com isopor é geralmente mais rápida do que a construção de lajes convencionais, resultando em um cronograma de construção mais eficiente.

Redução de Mão de Obra: 

A leveza dos materiais e o encaixe das treliças tornam o processo de construção mais simples, o que pode resultar em economias de mão de obra.

Sustentabilidade: 

O uso de isopor como material de enchimento ajuda a reduzir a pegada de carbono da construção, uma vez que consome menos recursos naturais e reduz a necessidade de transporte de materiais pesados.

Flexibilidade de Design: 

A capacidade de criar vãos livres maiores e a flexibilidade no design de interiores são vantagens significativas em termos de personalização de projetos.

A laje treliçada com isopor oferece uma solução sustentável para a construção civil, combinando eficiência estrutural com benefícios relacionados ao isolamento térmico, leveza e economia de materiais. 

Sua execução rápida e redução de custos são vantagens adicionais que a tornam uma escolha atraente para projetos residenciais e comerciais.

Quais são as aplicações da laje treliçada com isopor?

A laje treliçada com isopor tem uma ampla gama de aplicações na construção, incluindo:

Obras Residenciais

  • Casas unifamiliares e multifamiliares.
  • Apartamentos e condomínios.
  • Residências de diversos tamanhos e estilos.

Obras Comerciais

  • Lojas e estabelecimentos comerciais.
  • Edifícios de escritórios.
  • Centros comerciais e shoppings.
  • Hotéis e hospedagens.
  • Restaurantes e bares.

Obras Industriais

  • Armazéns e galpões industriais.
  • Instalações de produção.
  • Plantas de fabricação.
  • Centros de distribuição.

Obras Educacionais e de Saúde

  • Escolas e universidades.
  • Hospitais e centros de saúde.
  • Instituições de pesquisa.

Obras de Entretenimento e Esportivas

  • Teatros e cinemas.
  • Arenas esportivas.
  • Centros de lazer e recreação.

Obras de Infraestrutura:

  • Pontes e passarelas.
  • Viadutos.
  • Terminais de transporte público.

Obras de Habitação Social

  • Projetos governamentais de moradia popular.
  • Desenvolvimentos habitacionais de baixo custo.

Obras de Renovação e Restauração

  • Projetos que envolvem a reforma e restauração de edifícios antigos ou históricos.

Outras Aplicações Específicas

  • Estruturas agrícolas, como celeiros.
  • Postos de gasolina.
  • Construções temporárias para eventos, como estandes de feiras.

A versatilidade da laje treliçada com isopor se deve à sua capacidade de criar vãos livres significativos, reduzindo a necessidade de pilares internos, o que a torna adequada para uma variedade de projetos arquitetônicos. 

Além disso, sua eficiência estrutural, combinada com as vantagens de isolamento térmico e sustentabilidade, a torna uma opção atraente em diversas áreas da construção civil.

Vantagens ambientais da laje treliçada com isopor

A laje treliçada com isopor oferece várias vantagens ambientais significativas, contribuindo para a redução do impacto ambiental na construção civil.

Isso inclui benefícios relacionados à redução do consumo de energia, à diminuição das emissões de gases de efeito estufa e à melhoria da qualidade do ar. 

Aqui estão as vantagens ambientais mais relevantes:

Redução do Consumo de Energia

O isopor é um excelente isolante térmico, o que significa que ele ajuda a manter a temperatura interna dos edifícios estável. 

Isso reduz a necessidade de aquecimento no inverno e resfriamento no verão, levando a um menor consumo de energia para manter o conforto térmico.

Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa

A laje treliçada com isopor requer menos concreto em comparação com lajes convencionais. A produção de cimento, um componente importante do concreto, é uma fonte significativa de emissões de dióxido de carbono (CO2). 

Portanto, a redução do uso de concreto contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

Além da redução de concreto, muitas vezes, os materiais utilizados na laje treliçada com isopor são escolhidos com base em critérios de sustentabilidade, como a utilização de aço reciclado e isopor reciclado. 

Isso reduz a extração de matérias-primas e a pegada de carbono associada a esses materiais.

Melhoria da Qualidade do Ar

A construção de lajes treliçadas com isopor gera menos resíduos de construção, uma vez que os componentes são pré-fabricados e dimensionados com precisão. 

Isso reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, o que ajuda a evitar a poluição do solo.

A eficiência do isolamento térmico proporcionada pelo isopor ajuda a reduzir a demanda por aquecimento e resfriamento em edifícios. 

Menos uso de sistemas de aquecimento e resfriamento resulta em uma menor queima de combustíveis fósseis e, portanto, em emissões reduzidas de poluentes do ar.

Essa solução, portanto, contribui para a eficiência energética, a redução das emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar. 

Essas vantagens tornam a laje treliçada com isopor uma escolha sustentável e eco amigável na construção de edifícios, alinhada com os esforços para reduzir o impacto ambiental da indústria da construção.

Gostou deste artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades. Até a próxima!