A energia solar está se tornando cada vez mais popular e, consequentemente, está impactando a construção civil.
Afinal, ela pode ser usada de diversas maneiras, desde aquecimento de água até a geração de eletricidade.
Como o uso da energia solar continua crescendo, os engenheiros e arquitetos estão buscando novas maneiras de integrá-la às edificações.
Existem vários benefícios ao usar a energia solar. Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, ela também pode reduzir significativamente os custos de energia.
Com a queda do custo da tecnologia solar, é provável que vejamos um crescimento ainda maior do uso da energia solar nas próximas décadas.
Neste artigo, discutiremos como o crescimento da energia solar está impactando a construção civil.
Boa leitura!
Os impactos da energia solar para a construção civil
O crescimento da energia solar impacta na construção civil de diversas formas. Além de ser uma energia limpa, é capaz de atender localidades com ausência ou baixo fornecimento de energia elétrica.
A tecnologia solar está se tornando cada vez mais eficiente e acessível, o que está permitindo que mais pessoas utilizem essa fonte de energia.
Isso impacta diretamente na construção civil, pois a demanda por painéis solares e outros equipamentos para captar a energia solar está crescendo, o que pode trazer alterações nos projetos arquitetônicos.
Além disso, o crescimento da energia solar também está mudando a forma como as pessoas consomem energia.
Com mais pessoas optando por usar a energia solar, há menos demanda por outras fontes de energia, como eletricidade gerada por usinas hidrelétricas ou termelétricas.
Há também a oportunidade de se obter energia sustentável com um custo menor, apesar do investimento.
Os painéis fotovoltaicos têm uma vida útil de aproximadamente 30 anos, e com a redução do custo de energia, o retorno do investimento pode se dar em um prazo favorável.
Além das construções que já preveem o uso de imóveis com energia solar, os próprios canteiros de obra já podem utilizar essa opção para gerar energia.
Conforme dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o setor de construção civil é o que mais consome energia elétrica.
Logo, a utilização da energia solar nos canteiros de obra contribui para que esse segmento alcance mais sustentabilidade, além de um projeto com custo menor.
As tendências da energia solar para a construção civil
Com o crescimento da energia solar, novas tendências já surgem em relação à construção civil. Confira!
Design verde
Já existe a tendência para a construção de edifícios com maior eficiência energética e emissão de carbono zerada.
Apesar de ainda ser exigida somente em alguns países, essa tendência pode se expandir em breve para o mundo.
Logo, para conseguir ser eficiente e sustentável, uma das premissas é a utilização da energia solar.
Aumento da eficiência financeira
Com o crescimento da energia solar na construção civil, os valores para instalação de sistemas fotovoltaicos estão em queda.
Essa questão pode permitir que futuros empreendimentos já tenham sistemas de energia solar em sua construção, especialmente pela possibilidade de valorização do imóvel.
Crescimento de projetos solares
Outra tendência para a energia solar é a adaptação de empreendimentos para receber novos projetos fotovoltaicos.
Essa questão envolve não só construções residenciais, mas também indústrias, propriedades rurais e outros segmentos de mercado.
Como podemos ver, o crescimento da energia solar, que já impacta diversos setores, também traz mudanças para a construção civil.
Essa é uma oportunidade para garantir empreendimentos sustentáveis e econômicos, contando com a energia solar para alcançar maior eficiência energética.
O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.
Até a próxima!