O início de uma obra quando envolve os custos, é considerado uma etapa primordial que necessita de uma série de exigências que se por acaso você se esquecer, atrapalha todo o seu cronograma.
Dessa forma, estabelecer metas e escolher bons orçamentos que possam conceder um alto valor agregado ao processo e controlar esses recursos para garantir o que foi definido inicialmente, são etapas importantes para o procedimento de gestão de custos. Além disso, com o planejamento em dia, você passa a economizar também, o que para muitos que estão nesta etapa, é muito válido e vantajoso!
Há algumas maneiras eficazes e bastante utilizadas que ao serem implementadas no seu planejamento, você irá conseguir gerenciar os custos do seu projeto sem problemas!
Quer saber quais são essas dicas? Continue a leitura!
Leia também: 5 dicas valiosas de como economizar na obra de forma simples!
Estágio 1 – Início do projeto
Nesta etapa você está conhecendo o seu cenário atual, o número de funcionários, os gastos para o início e a logística que será inserida. Além disso, há outros requisitos também, confira:
- Definição de políticas e procedimentos para planejar
- Requisitos de recursos financeiros do projeto
- Estudo e orçamento dos custos
- Pesquisa e busca por fornecedores
- Informações de desempenho do trabalho
Estágio 2 – Meio do projeto
Na segunda etapa você já está mais inserido no negócio, possui mais conhecimento e “feeling” sobre o que está acontecendo e o que pode melhorar, ou seja, tenha em mente estes fatores para avançar de nível:
- Gerenciamento do valor agregado
- Previsão
- Índice de desempenho para o término
- Análise de desempenho com base em gráficos
- Caso for um projeto maior, tenha um Sistema de Software para gerenciamento de projetos
- Análise de reserva
Estágio 3 – Fim do projeto
Para finalizar, o que resta são as atribuições mais específicas e relacionadas ao final da jornada. Nesta etapa, leve em consideração que você já irá possuir a previsibilidade de lucro e também o quanto sua empresa ficará dentro do orçamento previsto para cada obra.
- Informações sobre o desempenho do trabalho
- Previsões de custos
- Solicitações de mudanças
- Atualizações no plano de gerenciamento
- Atualizações nos documentos do projeto
- Atualizações nos ativos dos processos organizacionais
Sobre a Blocos e Lajes Itaim
A Blocos e Lajes Itaim atua na fabricação de blocos de concreto, com ou sem função estrutural; laje pré-moldada treliçada; laje treliça; painel treliçado, mini painel treliçado ou pré laje; cortina de contenção; painel duplo; pisos itertravados; mourões de concreto para cercas; pontos de ônibus “padrão SPTrans”; e ainda na armação de ferragens e vergalhões.
Além da fabricação de produtos seguindo os padrões e normas técnicas vigentes, a empresa desenvolve projetos especiais sob medida para nossos clientes.
Buscando a qualidade em todos os aspectos, investimos em tecnologia de ponta e equipamentos modernos para produção.
Nossa fábrica, instalada em Itapecerica da Serra, está a apenas 4 km do Rodoanel Mário Covas, e conta com uma área construída de 8.200m², sendo 4.000m² destinados à estocagem de blocos, lajes e mourões. Possuímos frota própria garantindo agilidade e confiança na entrega
Agora você já sabe, está precisando gerenciar os seus custos, nós já informamos os requisitos principais. Porém, precisa colocar o projeto em ação? Conte conosco e se surpreenda com a qualidade dos produtos que você só encontra na Blocos e Lajes!