Estamos em 2021, porém o ano continua com incertezas devido à Covid -19, um vírus que se alastrou pelo país e que infelizmente ainda reflete nos dias de hoje.
Por outro lado, para o setor da construção civil, o cenário foi otimista! Foi um dos segmentos que devido ao auxílio emergencial e muitas pessoas terem ficado em casa, o ramo da construção civil se manteve aquecido, por exemplo, o setor passou a faturar 20 a 30% mais desde março.
Sendo assim, como a tecnologia é um dos assuntos que está sempre em alta e é uma das formas de melhorar o setor no pós- pandemia, realizamos este artigo! Quer saber quais são essas tecnologias e já se atualizar? Confira!
Leia também: Como gerenciar custos de um projeto?
Tecnologia eficiente: robôs industriais
Os robôs que são conhecidos pela indústria 4.0 já estão em diversos meios de produção, principalmente na construção civil, de modo a facilitar e aumentar a produtividade do trabalho dos funcionários que atuam nos canteiros de obras.
Embora ainda seja um mercado no início do desenvolvimento, já existem robôs aptos para realizar diversas tarefas.
A startup norueguesa Nlink criou uma máquina capaz de realizar perfurações precisas no teto das construções. Já a espanhola Scaled Robotics desenvolve robôs para scannear as obras, compará-las com o planejamento digital e localizar possíveis erros.
Impressão 3D
Nenhuma tecnologia reduz a densidade do trabalhador no local de trabalho (para o bem e para o mal) como a impressão 3D. No campo, é essencialmente um grande bico que coloca metodicamente o concreto em estacas verticais de acordo com um projeto programado.
Este método já está em uso comercial em todo o mundo e deve crescer rapidamente. Recentemente, uma empresa de construção residencial 3D arrecadou US $ 35 milhões após imprimir um bairro inteiro no México.
Realidade Aumentada
A realidade aumentada já é um mecanismo implementado em alguns projetos, justamente por conta de que esta ferramenta substitui e aperfeiçoa o projeto ao cliente, unindo elementos virtuais e o mundo real.
Segundo o relatório de mercado global de RA (realidade aumentada), deverá ser avaliado em mais de US $1,2 trilhões até o final da década, acima dos cerca de US $37 bilhões.
Para construtores e desenvolvedores, a realidade aumentada facilita o uso de tecnologia visível e vídeo de 360 graus para permitir:
- Visualização 3D de projetos futuros em seu ambiente circundante.
- Medição automatizada de edifícios.
- Simulação rápida e acessível de mudanças arquitetônicas e estruturais.
- Treinamento de segurança e simulações de risco.
Locais de trabalho remotos e acesso móvel
Os aplicativos móveis na indústria da construção permitem o acesso ao local de trabalho como nunca foi possível, incluindo inspeções em tempo real, responsabilidade no local e medições precisas tiradas de uma câmera de telefone móvel.
A covid-19 determinou que as equipes continuem a colaborar sem acesso físico a materiais, espaços ou mesmo outros companheiros de equipe.
A AECOM desenvolveu uma tecnologia que permite que as reuniões de aprovação pública ocorram virtualmente para que os projetos públicos possam continuar a avançar sem reuniões pessoais.