O jardim de terraço é uma tendência da arquitetura moderna. Com ele, é possível ter um ambiente agradável e manter a natureza na laje de casa, ou na cobertura do apartamento.
Esse espaço pode ser aproveitado tanto para o cultivo de ervas aromáticas, ou como um local de descanso do corpo para a mente.
No artigo de hoje falaremos sobre o jardim de terraço e deixaremos algumas dicas para você construir o seu. Boa leitura!
Benefícios de se ter um jardim no terraço
Além de contribuir para o meio ambiente, um jardim no terraço oferece diversos benefícios para o espaço.
Em uma laje que possui estrutura para esse fim, é possível cultivar plantas diversas, alimentos orgânicos e até ervas para temperos.
Os cuidados com as plantas garantem bem-estar e auxilia a reduzir os níveis de estresse, que é ótimo para quem tem uma vida agitada.
Outro benefício é a valorização do empreendimento e melhor aproveitamento de espaços, já que o jardim de terraço pode ser uma área multiuso.
Se você quer criar o seu próprio jardim de terraço, continue com a gente neste artigo.
Como construir um jardim de terraço?
Antes de iniciar a construção de um jardim de terraço, é preciso considerar dois fatores básicos: escolha das plantas e sua proteção.
A escolha das plantas, nos leva a compatibilidade com o tipo de ambiente, que garante sua beleza e vida durante todas as épocas do ano.
Portanto, é preciso selecionar aquelas que podem ficar expostas por mais tempo ao sol. Caso você não tenha muito tempo, escolha plantas que demandam menos trabalho e frequência para serem regadas.
Em relação à proteção, é preciso lembrar que elas ficarão sempre expostas ao vento, chuvas e sol. Logo, é preciso manter uma estrutura como treliças e vasos especiais para mantê-las seguras.
Observando esses dois fatores, é o momento de iniciar o projeto do jardim de terraço.
Vasos pequenos
Iniciar expondo vasos menores espalhados pelo jardim de terraço, permite não só uma variedade de plantas, mas também a facilidade no cuidado e nas possibilidades de mudar as posições no ambiente.
Pérgola
As pérgolas dão um toque especial ao ambiente, principalmente para plantas trepadeiras.
O jardim de terraço, é possível construir com madeiras, ou até mesmo estruturas metálicas reaproveitadas. É só escolher a melhor posição.
Utilização de madeiras e pedras
Madeiras e pedras dão um ar requintado e aconchegante ao jardim de terraço, e podem ser aproveitadas nas paredes ou no piso.
Paredes
A decoração nas paredes é outro ponto que não pode faltar no jardim de terraço. Pode ser feita com plantas em vasos, paletes ou até mesmo plantas trepadeiras.
Pisos
Para o piso, é interessante manter espaços com grama artificial. Ou fazer a impermeabilização da laje para que ela possa receber mais umidade, assim é possível a utilização de grama natural.
Aqui vale lembrar que toda a estrutura deve ser pensada para o telhado verde, além de madeiras ou pedras que trazem um toque especial.
Fonte de água
As fontes de água são um charme em qualquer jardim e trazem sensação de paz e tranquilidade. Portanto, escolha um modelo interessante e o local para a instalação.
Iluminação
Para manter o jardim de terraço com iluminação especial à noite, pode-se utilizar os fios de luz. Eles são práticos de instalar e vão permitir o uso do jardim em noites mais quentes.
Lâmpadas movidas a energia solar nos vasos ou até instaladas no próprio chão são excelentes opções.
Agora que você sabe como montar um jardim de terraço, conheça as soluções da Blocos e Lajes Itaim, especialista em construção civil, temos todo o material para a construção de projetos arquitetônicos de todos os padrões.
O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias. Até a próxima!