A indústria 4.0 é uma revolução tecnológica que está mudando a forma como as empresas produzem e se relacionam com seus clientes.
Esta nova abordagem promete aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços.
A quarta revolução industrial está transformando a forma como as empresas operam, criando novas oportunidades para os projetos de construção civil.
Neste artigo, vamos mostrar como a Indústria 4.0 pode beneficiar os projetos de construção civil.
Boa leitura!
O que é indústria 4.0?
A indústria 4.0 é uma nova era industrial que está sendo caracterizada pelo uso de tecnologias avançadas, com o objetivo de aumentar a eficiência e produtividade.
A quarta revolução industrial vem para substituir a atual terceira, iniciada na década de 1970 com o surgimento dos computadores.
Na indústria 4.0, computadores e máquinas automatizadas estão interconectados e podem se comunicar entre si para compartilhar dados e informações relevantes.
Isso permite ajustes em tempo real que podem melhorar a eficiência, qualidade e segurança, reduzindo os custos.
As tecnologias da Indústria 4.0 incluem a Internet das Coisas (IOT), impressão 3D, robótica, inteligência artificial (IA), dentre outras.
Assim como as indústrias estão evoluindo suas operações, a construção civil também. Hoje já é utilizado o termo Construção Civil 4.0, que consiste no uso de tecnologias para a execução de projetos mais econômicos, sustentáveis e eficientes.
A importância da digitalização para a construção civil
Assim como a evolução tecnológica avança na indústria, na agricultura e até mesmo na área de saúde, a construção civil também necessita ser beneficiada com a digitalização.
Dentre os diversos recursos tecnológicos oferecidos pela indústria 4.0, muitos já são utilizados com sucesso na construção civil. Os resultados são projetos com mais qualidade e desenvolvidos com menor custo e de acordo com o cronograma acordado.
A indústria 4.0 na construção civil
Apesar de muitas empresas do segmento de construção civil acreditarem que as tecnologias da indústria 4.0 não são aplicáveis ao setor, elas estão cada vez mais presentes no mercado.
A seguir, mostraremos algumas das tecnologias da indústria 4.0 que estão beneficiando o setor da construção civil.
Confira!
Drones
Os drones contribuem para a redução de custos e aumento da produtividade em projetos de construção civil.
Com eles é possível mapear áreas a serem construídas, realizar simulações de projeções e até mesmo monitorar e inspecionar a obra de maneira assertiva.
O uso de drones pode evitar deslocamento de profissionais e até mesmo a contratação de equipamentos. Outra vantagem é a segurança dos colaborares, especialmente em obras aéreas.
Software BIM
O software BIM (Building Information Model) permite a visualização de todas as etapas da construção em modelos 3D, possibilitando a identificação nos mínimos detalhes da obra.
Com ele, é possível ter uma previsão mais próxima da realidade e ainda facilitar o gerenciamento da obra.
Big Data Analytics
O Big Data é um dos pilares da indústria 4.0. A tecnologia é capaz de processar grandes volumes de dados para a geração de informações relevantes e estratégias.
Na construção civil, o Big Data pode ser utilizado para identificar problemas, controlar custos e até mesmo criar um processo de gestão para diminuir o desperdício de materiais.
Realidade aumentada
Essa tecnologia da indústria 4.0 possibilita a ilustração de um espaço que ainda está em construção, gerando um modelo de como o ambiente ficará após a finalização.
Essas informações são essenciais para garantir a qualidade do projeto como também garantir ao cliente uma experiência personalizada em relação a sua expectativa para o imóvel.
Além dessas tecnologias, diversas outras já são utilizadas para garantir obras com mais produtividade, qualidade e com menor custo.
É possível concluir que a evolução trazida pela indústria 4.0 vai muito além do ambiente industrial, sendo eficiente para inovar também em outros segmentos.
O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.
Até a próxima!